PROJETO FIO

projeto Fio.tif

O Projeto Fio é um negócio social que atua capacitando mulheres no bordado através de técnicas de arte-terapia em comunidades

do Rio.

Nossas peças bordadas são o resultado desse processo colaborativo, de troca de linhas, afetos e saberes, e possibilitam que as bordadeiras capacitadas encontrem na técnica não só uma fonte de inspiração e arte, mas também de renda.

E se as roupas surgissem da satisfação de dizer ‘fui eu que fiz!’ e não do desgaste e da exploração de mulheres? Esse foi o nosso ponto de partida.

  • Instagram

Somos um projeto de capacitação de mulheres em bordado que atua nas comunidades da

Maré e da Tijuquinha, no Rio de Janeiro..

O Projeto Fio nasceu das insatisfações das três sócias fundadoras com a indústria da moda extremamente desigual, machista e exploradora, e da vontade mútua de impactar a vida de mulheres através do feito à mão.

Surgiu assim um processo de criação de roupas artesanais que com linha e agulha transforma a vida de todas as 40 mulheres envolvidas há mais de 2 anos.

 

Através de aulas semanais guiadas por métodos de arteterapia, as alunas desenvolvem a técnica e se fortalecem. Trabalhamos com a arteterapia nos grupos com o intuito de convidar as alunas a atuar conscientemente com sua expressão e inventividade, instaurando um processo de empoderamento e auto-estima.

 

No trabalho arteterapêutico, as alunas passam a criar e nutrir-se dessa criação. Os traumas e dificuldades podem ser acolhidos e reparados pela experiência criativa, possibilitando que elas vejam suas histórias ressignificadas e se percebam como agentes de transformação de suas realidades e entorno.

A partir desses encontros de troca de linhas, afetos e histórias, desenvolvemos coletivamente

nossas coleções de roupas.  A gente faz roupas pra contar essa história.

Projeto Fio_Quimono Amarelo Mini Tulipas

Quimono Amarelo Mini Tulipas

Projeto_Fio_Top_off_romã.JPG

Top Off White Flora

Projeto Fio_Quimono Vinho Nara.JPG

Quimono Vinho Nara

Clique aqui para ver todos os produtos

Nesse momento estamos com um financiamento coletivo para manter a nossa rede de mulheres unida mesmo dentro de casa e o Projeto Fio de pé. Acesse https://www.catarse.me/projetofiocovid19

para contribuir com a gente.