• Equipe Jardim Secreto

Selo Jardim Secreto

Atualizado: 20 de Nov de 2019




Foi através de pequenas feiras em fundos de quintal por SP, quando procurávamos mais verde e respiro, que conhecemos tantos projetos inspiradores. Desse contato passamos a buscar por mais e mais identidade da nossa terra através dos artesãos e assim seguimos resgatando ancestralidades diversas e o desacelerar de produções. 


E no meio de tudo isso o Jardim Secreto completa seus seis anos de história hoje. Seis anos reunindo produtores independentes e valorizando o trabalho manual, a economia criativa, a colaboração, o consumo consciente e a produção local brasileira. 


Durante todos esses anos conhecemos pessoas incríveis e projetos especiais e entendemos que é o momento de levar o Jardim Secreto para além da relação de compra e venda. Queremos que o público enxergue o propósito dos projetos selecionados com clareza e que os projetos também desenvolvam um olhar crítico em relação a sua própria trajetória sempre com cuidado de manter seus propósitos. 


Por isso queremos anunciar esse novo momento, onde surge o - Selo Jardim Secreto - que tem como objetivo apoiar e valorizar projetos que se destacaram em 2019 em relação a seus meios e processos de produção, assim como no seu relacionamento como o cliente.



C O M O F U N C I O N A ?



As marcas poderão se inscrever entre os dias 19/10 a 19/11 respondendo o questionário abaixo e enviando um link com todo material solicitado por critério de avaliação.


A partir do dia 21/11 serão selecionadas - pela nossa banca de juradas - entre 10 e 15 marcas que mais se destacarem nos critérios de avaliação. 


Essas marcas serão apresentadas no nosso site e instagram e e irão para voto popular a partir do dia 01/12. 


E no dia 14/12 - durante o Festival Jardim Secreto - serão anunciadas as 3 marcas mais votadas pelo público.  




J U R A D A S :


Bruna Miranda: Escritora, jornalista e criadora do Review, um espaço on e offline que tem como essência o slow living e a (auto)conexão através de revistas, cursos, encontros e uma plataforma de membros.


Stephanie Ribeiro: Arquiteta, escritora e feminista negra que escreve, palestra e acredita através da arte, política, cultura entre outros no papel fundamental do ativismo negro interseccional e temas adjacente a experiência da mulher negra no mundo. Atualmente é colunista da Revista Marie Claire. 


Laura Madalosso: Designer, estrategista e pesquisadora de moda. É sócia acionista da Insecta Shoes, marca de calçados veganos e ecológicos, da qual foi, por 4 anos, diretora da área de produto. Desde outubro de 2018 deixou de atuar na operação do negócio para fundar a CORA, consultoria de design estratégico para sustentabilidade e ética nos negócios de moda. 


Pamela Alves: Formada em fotografia pela ong Image Mágica e pela universidade Anhembi Morumbi. Atua em duas áreas na fotografia, sendo casamento e moda/retrato. Com publicações em revistas e sites como Vogue, revista Old, Thogether, site do I Hate Flash. Com uma exposição feita em 2016 sobre um projeto autoral chamado “A língua dos pássaros”.


Carla Maria: Nascida e criada no Brasil, vivendo uma infância que sobreviveu à violência doméstica, Carla Maria abandonou uma carreira de sucesso para correr atrás de seu sonho de causar impacto em questões sociais, tendo o empoderamento feminino como como a essência de tudo o que ela faz. O Project Três nasceu dessa vontade, uma empresa social e uma ONG, onde se empenhou em trabalhar e até agora já capacitou 90 mulheres na Índia e no Quênia. 


Mauro Concha e Thiago Carmo: proprietários e idealizadores da Mermeleia Geleias Artesanais. 5 anos empreendendo no ramo. Formados em Dança e Arte Cênicas, encontraram no produto a potencialização da arte. Virginiano e sagitariano inquietos, casados há 11 anos, unem Chile e Brasil num pote.


Carol Delgado: antropóloga, compartilhadora e articuladora de tecnologias sociais e diálogos coletivos em busca de um mundo mais plural. Transita há mais de vinte anos pelas áreas de impacto social, economia criativa e projetos autorais que envolvem cultura e identidade. Atualmente coordena o Puxadinho, um lab de experimentações antropológicas que lidera pesquisas, presta consultoria e orientação para iniciativas sociais, coletivos e empresas e promove experiências educacionais. Fernanda Simon: é ativista e acredita que a moda é um importante agente de transformação. Estudou moda no Brasil, mas foi na Inglaterra que iniciou sua carreira com moda e sustentabilidade, há 10 anos. Fernanda foi responsável por trazer o movimento global Fashion Revolution para o Brasil, o qual hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil e Fernanda é diretora executiva. Recentemente passou a escrever pra coluna online Vogue Gente, da Vogue Brasil.


Mona Soares: formada em Farmácia e possui especialização em Manipulação Cosmética. Dá cursos de cosmética natural, estimulando a autonomia das pessoas através da plataforma Ewé Alquimias.


E equipe grupo Jardim Secreto 

Claudia Kievel: 31 anos Co fundadora e Ceo do Grupo Jardim Secreto.

formada em Design Gráfico, apaixonada por processos manuais, pesquisa constantemente sustentabilidade, manualidades, identidade local brasileira e latina, feminismo, arte e design.

Acredita que as mulheres são protagonistas das mudanças positivas do mundo, e que o futuro é coletivo.

Gladys Tchoport: 33 anos Co fundadora e Ceo do Grupo Jardim Secreto. Nascida e crescida na periferia de SP (Z/L), é formada em Design de Moda Sempre curiosa e inquieta em como o mundo é, busca mudanças pela cidade e fomenta o local e feito à mão.

Priscila Cortez: coordenadora geral do Grupo Jardim Secreto e fundadora da marca Maria Tangerina.

Valentine Zimermann: coordenadora de comunicação do Grupo Jardim Secreto e criadora do blog QFSR - que investiga as pessoas e os processos por trás das marcas.



C R I T É R I O S D E A V A L I A Ç Ã O - por Review Slow Living


PRÉ REQUISITOS PARA SE CANDIDATAR:


Matéria prima responsável/ecofriendly: para esse quesito precisamos entender como se dá a escolha da matéria prima e qual sua composição; 


Comércio Justo: para esse quesito precisamos saber o custo de produção e a remuneração de cada pessoa envolvida, assim como valor de custo total e o valor cobrado do consumidor final. 


Produção Local: que a sua criação/produção valorize a cultura local.


Feito à Mão: é importante que ao menos um dos processos seja feito à mão


Inovação: design/função/estética


Diferenciais que também serão analisados mas não são obrigatórios para participação: 


Atemporal: para esse item é importante que tenhamos acesso a coleções passadas, se você tem um editorial ou algumas fotos gostaríamos de ver uma linha do tempo da evolução do seu produto. 


Vegano: lista da matéria prima utilizada na produção  


Lixo Zero: explicar todo o controle de resíduos da produção 


Upcycling: explicar sobre o processo de produção 


Orgânico: lista da matéria prima utilizada na produção 


P R E M I A Ç Ã O :


Os 3 projetos que mais receberem votos do público receberão uma placa com o símbolo do Selo Jardim Secreto e a autorização para utilizar esse Selo em sua comunicação, site, VM 

+ convite garantido para TODAS as edições do Festival Jardim Secreto

+ 1 inscrição gratuita de Festival Jardim Secreto - a escolher. 


I N S C R I Ç Õ E S E N C E R R A D A S:


Até 2020!


© 2018 CRIADO E DESENVOLVIDO POR STEHANTONOFF

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram