• Equipe Jardim Secreto

Por que usar shampoo natural?

Por aqui temos o objetivo de te incentivar a construir hábitos conscientes, que tenham menos impactos negativos em nós mesmas e no mundo que vivemos, mas por onde começar?

Essa é uma jornada completamente diferente pra cada um, mas olhar para produtos e práticas que já fazem parte da sua rotina é uma ótima forma de começar. No último post conversamos sobre desodorante natural e hoje nossa sugestão é trocar o seu shampoo convencional por um shampoo natural.


Para trazer todas as informações necessárias sobre o assunto, tivemos ajuda da Ana Luiza Vilela, produtora por trás da BOA Biocosmetics, marca de cosméticos naturais que resgatam o processo manual, ético e sustentável.


Por que usar shampoo natural?



1. Fugir de ingredientes nocivos:


Usar um shampoo natural é deixar de colocar no nosso organismo diversos ingredientes prejudiciais à nossa saúde, como: silicone, parafina, petrolatos, sulfatos mais agressivos, óleo mineral, fragrâncias sintéticas e conservantes muito fortes.


"Basicamente estamos em busca de produtos mais naturais. O shampoo natural é composto de manteigas vegetais, óleos essenciais e ativos naturais", explica Ana Luiza.


2. Preservar o meio ambiente:


Shampoos convencionais possuem embalagens extremamente poluentes, que permanecem por centenas de anos na natureza e são pouquíssimo recicladas no Brasil. Além disso, seus ingredientes nocivos vão para o meio ambiente, contaminando a água e os animais.


Além de eliminar a contaminação por ingredientes pesados, ao escolher uma versão sólida do shampoo natural você também diminui a quantidade de plástico que joga fora.


3. Saúde do cabelo


"Os shampoos convencionais costumam usar ativos que limpam demais a gordura natural do nosso cabelo, que é importante para proteger nossos fios. Pra compensar essa limpeza excessiva, usam o silicone que sufoca nosso cabelo e couro cabelo", diz Analu.


Foi dessa forma que Ana nos explicou porque um cabelo que poderia estar saudável, fica muito oleoso ou muito seco - essa é uma resposta aos ativos agressivos dos shampoos convencionais.


" Quando buscamos os produtos naturais, estamos buscando um equilíbrio." Analu, BOA Biocosmetics

De acordo com a especialista em saboaria natural devemos buscar em um shampoo o equilíbrio entre uma limpeza suave e o condicionamento.


Por não conter água, o shampoo natural concentra poderosos ativos naturais e óleos essenciais - que lavam seu cabelo com eficiência, proporcionando brilho, força, maciez e equilíbrio ao couro cabeludo.


4. Sem crueldade animal:


Grande parte das multinacionais seguem realizando testes em animais. Consumir shampoo natural feito por pequenos produtores também significa usar um produto livre de crueldade e, na maior parte das vezes, vegano.


4. Apoiar pequenas produtoras


Optar por shampoos naturais produzidos manualmente, é também valorizar pequenas produtoras que se preocupam com o impacto da própria produção, fazendo o dinheiro circular entre mais pessoas.


Como usar?


Apesar do formato em barra exigir uma adaptação no uso, não existe uma forma correta de utiliza-lo - apenas aquela que funciona melhor pra você.


"Para cabelos longos pode ser mais fácil iniciar a espuma na mão, e passa-lo nos fios e couro cabelo quando já estiver espumando.", acrescenta Analu.


Realizar uma massagem no couro cabelo e fios vai auxiliar na formação de uma espuma suave e também facilitar o funcionamento do produto. Isso garante que o produto tenha o tempo necessário para perfurar a barreira da água e grudar na gordura do cabelo, eliminando a gordura desnecessária no enxágue.


De acordo com a especialista não ter tanta espuma não quer dizer que seu cabelo não está sendo limpo, apenas que você está usando ingredientes mais naturais e suaves.


Como fazer a transição?


As primeiras lavagens com o shampoo natural podem ser mais difíceis, já que nosso cabelo está viciado e entupido após anos usando produtos capilares com silicones e óleos minerais.


Para entender como fazer uma transição mais tranquila, vamos conhecer os dois tipos de shampoo natural:

  • Shampoo saponificado: esse é o que conhecemos como shampoonete, usado para lavar o cabelo e o corpo.

Ele exige uma lavagem mais cuidadosa para que o couro cabeludo e os fios fiquem limpos, já que não é tão específico para o cabelo. Na sua forma sólida, pode ser cortada em pequenos pedaços que serão usados um a um para evitar desperdício.


  • Shampoo não saponificado: apesar de poder ser usado no corpo, já que é um produto natural, ele tem uma fórmula direcionada aos fios e couro cabeludo.


Em sua forma sólida é uma barra mais compacta, pensada para ser usada em sua forma original e tem um tempo de duração maior.


Além disso, possui uma composição e PH mais adequado aos fios - que consegue tirar a gordura do cabelo com mais facilidade, além de garantir o condicionamento e equilíbrio que nossos fios pedem.


"Acredito que o shampoo não saponificado tem uma adaptação muito mais fácil, já que o composto dele é mais específico para os fios"

O produto certo não vai te deixar em uma fase tão longa de transição, se isso está acontecendo o ideal é procurar outro.


O uso de um condicionador natural também pode te ajudar a ter uma transição mais tranquila.


"Ele vai ajudar a acertar o PH dos fios, fechar as cutículas e manter os fios hidratados", Analu compartilhou que depois do período de transição o condicionador é opcional - já que o shampoo vai garantir o necessário.



Receitas naturais para te ajudar na transição:


Para nos ajudar, a Ana compartilhou duas receitas naturais que vão ajudar com os "sintomas" mais comuns ao abandonar o shampoo convencional.


O primeiro passo é prestar atenção aos sinais que seu cabelo dá. O que ele está pedindo? Ele ta seco demais pedindo uma nutrição ou oleoso pedindo um detox?



Detox capilar rápido (para todos os tipos de cabelo):


- 100 ml de água filtrada

- 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio

- 2 gotas de óleo essencial de alecrim (opcional)


Modo de aplicar:

O mais prático é colocar esta mistura em um borrifador. Comece pelo couro cabeludo e massageie bem. Depois desça para os fios e enxáque.

O seu cabelo está pronto pra seu novo shampoo!



Detox esfoliante de vinagre de maçã (para o couro cabeludo oleoso):


- ¼ xícara de sal rosa do Himalaia levemente moído

- 1 colher de sopa de vinagre de maçã

- 1/2 colher de sopa de água

- 1 colher de sopa de óleo de coco derretido (pode ser azeite de oliva ou outro óleo vegetal)

- 1 colher de chá de mel ou melado de cana (vegan)

- 7 gotas de óleo essencial de alecrim, ou meleleuca ou ou outro óleo de sua escolha


Para fazer antes de trocar seu shampoo e sempre que perceber que o cabelo está sem vida ou mais oleoso que o costume. Mas não precisa exagerar, 1 vez por mês é suficiente para não perturbar e desequilibrar o pH do couro cabeludo.


Detox esfoliante de vinagre de maça (para couro cabeludo seco e cabelos tingidos):


- ¼ xícara de açúcar (açúcar de coco é ótimo para isso)

- 1/2 colher de sopa de vinagre de maçã

- 1/2 colher de sopa de água

- 1 colher de sopa de óleo de coco derretido (pode ser azeite de oliva ou outro óleo vegetal)

- 1 colher de chá de mel ou melado de cana (vegan)

- 7 gotas de óleo essencial de lavanda ou outro óleo de sua escolha


Modo de aplicar:


1. Molhe levemente o cabelo e o couro cabeludo.

2. Usando as pontas dos dedos, aplique uma a duas colheres de sopa de esfoliante e esfregue-o entre as mãos.


3. Aplique na linha do cabelo e vá caminhando em direção à parte de trás da cabeça, massageando suavemente o couro cabeludo.


4. Para cabelos mais compridos, experimente virar a cabeça no chuveiro para alcançar a nuca e o alto da cabeça.


5. Deixe descansar por um ou dois minutos antes de enxaguar bem e depois aplicar shampoo e condicionador.


- Se achar necessário lave uma segunda vez se você tiver cabelos finos ou naturalmente oleosos.


Vida útil: 1 semana na geladeira



Importante: Como a pele do rosto, a pele do couro cabeludo pode ser sensível a certos ingredientes. O vinagre de maçã é ácido e pode causar formigamento. Se você tiver este problema adicione mais 2 colheres de sopa de água antes de aplicar no couro cabeludo. Quanto mais você diluir o esfoliante, menos vai irritar o couro cabeludo.



Busque por diferentes shampoos naturais



Também faz parte do processo testar diversas fórmulas e texturas até encontrar aquela que te serve melhor.


Reunimos uma seleção de pequenas produtoras, disponíveis na nossa loja virtual, que produzem shampoos naturais - inclusive a Boa Biocosmetics.


- Shampoo sólido NUTRI (Boa Biocosmetics)

- Shampoo sólido HIDRA (Boa Biocosmetics)

- Shampoo líquido (Boni Natural)

- Sabonete e shampoo sólido Banho de Ervas (Jaci Natural)

- Shampoo sólido Pitanga (Cativa Natureza)


Conta pra gente se você já usa shampoo natural ou se ficou com vontade de tentar depois de entender melhor sobre o assunto?!



*fotos de Juliana Lubini para Boa Biocosmetics

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo