• Equipe Jardim Secreto

Por que usar desodorante natural?

Atualizado: Out 8

Por aqui temos o objetivo de te incentivar a construir hábitos conscientes, que tenham menos impactos negativos em nós mesmas e no mundo que vivemos, mas por onde começar?


Essa é uma jornada completamente diferente pra cada um, mas olhar para produtos e práticas que já fazem parte da sua rotina é uma ótima forma de começar. Hoje nossa sugestão é começar trocando seu antitranspirante ou desodorante convencional por um desodorante natural.


5 motivos para usar desodorante natural:


1. Evitar substâncias tóxicas: a composição do antitranspirante e desodorante convencionais contêm diversos compostos prejudiciais para nosso corpo, como alumínio e parabenos.


2. Permitir que o corpo libere toxinas: no caso dos antitranspirantes, ele não só inibe o odor mas também o suor, que é uma das vias responsáveis por eliminar toxinas do nosso organismo.

3. Gerar menos plástico: as embalagens dos desodorantes convencionais costumam ser produzidas em plástico ou ainda com mistura de diferentes materiais, tornando o processo de reciclagem ainda mais difícil. Enquanto desodorantes naturais normalmente vêm em embalagens de vidro.

4. Apoiar pequenos produtores: Optar por desodorantes naturais, produzidos manualmente, é também valorizar pequenas produtores que se preocupam com o impacto da própria produção, fazendo o dinheiro circular entre mais pessoas.


5. Utilizar produtos veganos e sem crueldade animal: Grande parte das multinacionais seguem realizando testes em animais. Produzir o seu próprio desodorante ou consumir de pequenos produtores também significa usar um produto livre de crueldade e sem derivados animais.


Como fazer a transição?

Os primeiros 10 dias sem antitranspirante podem ser desafiadores, chamamos esse período de transição: o corpo entra em um processo de desintoxicação que pode deixar um mau cheiro impregnado - que dificilmente sai apenas com água e sabonete.


Como driblar essa situação? Usar bucha vegetal e sabonete de argila verde na axila pode te ajudar muito com o cheiro; assim como se manter hidratada, usar roupas de tecidos leves e manter uma alimentação balanceada.


Mas acima de tudo, tenha paciência; assim que esse período de adaptação passar o seu corpo volta ao normal.


Algumas pessoas relatam, inclusive, que depois de abandonar o antitranspirante passam a suar em menor quantidade e a produzir menos cheiro. Para entender como o cheiro na axila é produzido, acesse ao post produzido pela jornalista Marcela Rodrigues do portal A Naturalíssima - porque ao contrário do que acreditamos, não é o suor que causa o famoso cêcê.

Busque por diferentes desodorantes naturais


Também faz parte do processo testar diversas fórmulas até encontrar aquela que te serve melhor, inclusive dentre as muitas receitas caseiras disponíveis na internet.


Reunimos uma seleção de pequenas produtoras, disponíveis na nossa loja virtual, que produzem desodorantes naturais: - Desodorante Loucadeus da Sacerdotisa Alquimia

- Desodorante Cremoso (com bicarbonato de sódio) da Jaci Natural

- Desodorante Cremoso (sem bicarbonato de sódio) da Jaci Natural

- Desodorante Natual da Olea


Conta pra gente se você já usa desodorante natural ou se ficou com vontade de tentar depois de entender melhor sobre o assunto?!

bannerjd_edited_edited_edited.png

© 2018 CRIADO E DESENVOLVIDO POR STEHANTONOFF