• Equipe Jardim Secreto

O futuro será local, pequeno e atemporal

Há mais de 7 anos trabalhamos pra fomentar o trabalho de marcas independentes que produzem de forma ética e local. Construindo pontes entre público e projetos conscientes, dando visibilidade às suas histórias e criações!


Acreditamos que nossa sociedade pede por uma mudança profunda em seu funcionamento, inclusive na forma como produzimos, consumimos e descartamos as coisas.


Apesar de reconhecermos os impactos de uma grande empresa se adaptando a nova lógica de consumo, por aqui entendemos que o futuro será local, pequeno e atemporal - uma economia guiada por quem faz!


O que é um pequeno negócio?


De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pequenos negócios são aquelas que faturam anualmente até R$ 4,8 milhões e têm até 100 funcionários. Dentro desse guarda-chuva você tem uma variedade de pequenos negócios:


Pequenos negócios são a maior parte das empresas privadas no mundo e responsáveis por uma parcela expressiva da atividade econômica no Brasil:

Pequenos negócios são responsáveis por 27% do PIB e 51% dos postos de trabalho no país, de acordo com o SEBRAE.

Juntos lideramos um crescimento econômico inclusivo e sustentável, um modo de trabalho justo e impulsionamos a produção responsável e inovadora.


Um exemplo disso é o trabalho incrível que a Maria Tangerina vem desenvolvendo ao longo dos anos. O último lançamento da marca é uma bolsa feita com resíduo descartado da indústria de alimentos, uma tecnologia 100% brasileira!


5 motivos para comprar de pequenas marcas locais:



1. Fortalecer a economia local: Comprar de grandes empresas significa, na maior parte do tempo, direcionar dinheiro pra fora do país!


Quando compramos de empresas pequenas temos a certeza de que nosso dinheiro está circulando pelas pessoas da nossa comunidade. Gerando aumento de renda, mais empregos e contribuindo pra recuperação e valorização de espaços urbanos onde esses negócios ficam!


2. Distribuição de renda: Grandes empresas funcionam como uma pirâmide, a maior parte das pessoas ganha muito pouco enquanto pouquíssimas pessoas ganham muito. Elas contribuem pra concentração de renda, que já é tão grave no nosso país!


Comprar de marcas pequenas é usar seu poder aquisitivo para valorizar e apoiar o trabalho de pessoas que vivem da sua criação.


Pra nós, o lucro é consequência de um trabalho baseado no desenvolvimento de pessoas, ideais e comunidade - e não o principal objetivo.

E justamente por isso, pequenas empresas pagam de forma justa, possuem jornadas de trabalho decentes e promovem o desenvolvimento de todos os envolvidos nessa cadeia de produção!


Luiza do @ateliementha

3. Consumir de forma responsável: Comprar do pequeno é ter um contato muito mais direto com quem faz, e por isso ter a oportunidade de saber como, onde e por quem seus produtos foram feitos!


Como ter certeza de que você está apoiando empresas alinhadas com suas crenças?


Compre de quem faz!


4. Construir relações: Por causa do modo de produção atual nos distanciamos das coisas que produzimos e nos tornamos consumidores anestesiados. Comprar do pequeno nos lembra que por trás de um objeto existem seres humanos - seu tempo, seu trabalho, sua vivência e sua criatividade!


Essa consciência nos torna parte ativa do coletivo!


5. Impacto ambiental: Criando uma enorme quantidade de produtos descartáveis, novidades semanais e um marketing agressivo as multinacionais garantem que as pessoas comprem cada vez mais. Criando uma bola de neve entre consumo e produção desenfreada, uma equação que nos trouxe até o cenário atual!


Pequenas empresas produzem em pequena escala, produtos atemporais e de qualidade que farão sentido por muito tempo, diminuindo a retirada de insumos da natureza e o descarte de resíduos!

Tudo é político, das ações coletivas que transformam a raiz dos problemas até as ações individuais que nos servem como guia e referência - como a forma que consumimos!


Esse é o nosso convite pra você conhecer a nossa Rede e os projetos que fazem parte dela: A Casa Jardim Secreto é nosso espaço fixo que abriga mais de 60 marcas independentes e a Feira Jardim Secreto, que já tem data marcada pra você conhecer projetos conscientes e ter contato direto com quem faz!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo