• Equipe Jardim Secreto

Habitar: Gladys Tchoport

Com a chegada de setembro nossa coluna Habitar também está de volta.

Dessa vez vamos conhecer o cantinho da nossa co-fundadoras Gladys através das suas próprias percepções.




"Eu demorei muitos anos pra conquistar um espaço só pra mim. Morei por toda a minha vida com meus pais e por um longo período todos no mesmo quarto, com isso nunca tive uma individualidade dentro de casa. A casa nunca era decorada e sim pensada pra ser funcional. Depois de crescida, e de finalmente conquistar o tão sonhado apartamento alugado pra morar sozinha, eu pude ir construindo a minha própria identidade.



A maioria dos itens que eu tenho em casa ainda é muito pensado pra funcionalidade, pois meu espaço é bem pequeno, mas eu consegui mesmo assim, ter a minha identidade impressa nos objetos.



Tenho um ideal de vida que é: se já existe no mundo, eu não preciso comprar novo.

Então boa parte dos meus móveis são usados, achados na rua ou doados. Tenho por aqui móveis que eram da minha família e que são cheios de história mas também tenho outros que foram de outras famílias das quais eu nunca saberei. Mesmo assim, gosto de pensar na energia que cada um carrega e por quais lares já passaram.









Quando eu me mudei eu construí um forte pra mim, um lugar onde me sentiria segura, onde eu pudesse fechar a porta de entrada e sentir que estava dentro do melhor lugar na terra. Em partes isso até aconteceu mas na realidade nem tudo é bem como se espera. Casas tem vida, encanamentos e tubulações que param de funcionar e podem até alagar de vez em quando. Com esses problemas eu percebi que nada é perfeito e que meus pais tinham uma grande sabedoria em ter uma casa funcional.



Além desse grande garimpo que é a minha vida, o JS me trouxe um grande privilégio que é fazer a curadoria de artistas independentes.

Isso reflete na minha casa também! Quando quero algo para decorar meu espaço, eu sempre escolho a partir da marcas independentes que já conheço. Eu não compro mais nada além do que realmente preciso ou quero muito, com isso a minha seleção e objetos fica mais criteriosa ainda, só tenho aqui o que realmente me faz feliz. Logo que me mudei fiz uma escolha de vida que era não ter TV, e sempre que vinha alguém me visitar me perguntavam o porquê disso e eu só apontava pra parede que tem as minhas plantas e meus quadros preferidos e dizia que preferia ter aquela vista do que uma tela preta.





Tento ter um espaço dentro de casa onde eu realmente possa relaxar, criar e viver. E mesmo sendo uma casa ‘imperfeita’ eu sinto que é uma casa real, palpável e realmente com vida. Que ela não partiu de uma foto referência da internet e sim foi criada a partir de memórias (minhas ou não). A beleza de ir construindo cada espaço aos poucos conforme você vive nele é justamente entender o que cada espaço precisa. Não adianta planejar o espaço todo, deixar ele impecável mas não ser habitável pois aquele móvel lindo está no meio do caminho."




"Casa não é só um forte, casa é movimento!"

Texto escrito por Gladys Tchoport







Referências da nossa loja para se inspirar com a Gla

(compre pela loja online ou peça por DM no instagram):

https://www.lojajardimsecreto.com.br/marca/tita-co.html

https://www.lojajardimsecreto.com.br/danilo-zamboni

https://www.lojajardimsecreto.com.br/miru

https://www.lojajardimsecreto.com.br/quintal

https://www.lojajardimsecreto.com.br/oiaso-tapetes

https://www.lojajardimsecreto.com.br/ecobag-o-futuro-e-coletivo

https://www.lojajardimsecreto.com.br/kit-para-bordar-tarja-turquesa-camila-belotti

https://www.lojajardimsecreto.com.br/a-fine-mess

https://www.lojajardimsecreto.com.br/ritual

https://www.lojajardimsecreto.com.br/xicara-ceramica



© 2018 CRIADO E DESENVOLVIDO POR STEHANTONOFF

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone