• Equipe Jardim Secreto

FINALISTAS SELO JS

Atualizado: 14 de Dez de 2019

Recebemos quase 100 inscrições para esse novo projeto e depois de uma análise minuciosa dos nossos jurados convidados já temos as 11 marcas finalistas para a fase final do nosso SELO JS: o voto popular.


Para ajudar essa missão preparamos um resumo sobre cada um dos finalistas, confira!


PROJETO FIO - @projeto.fio


O projeto fio surgiu das insatisfações das 3 sócias fundadoras com o mercado de moda extremamente machista, injusto, excludente e explorador de mão de obra majoritariamente

feminina que sofre assédios, maus tratos e abusos


Ao invés de compactuarem com um mercado excludente e machista o projeto capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica em comunidades do Rio para trabalharem na moda.


Capacitação/ Projeto Social/ Artesanal/ Transparência/ Atemporal/ Matéria Prima Responsável


KRISTALOTERAPIA - @kristaloterapia


A existência da Kristaloterapia foi praticamente inevitável. Tudo

começou com a ideia da fundadora da marca Ana Carolina Nascimento

em fazer peças com cristais para cuidar da sua própria energia e campo sutil, porém não encontrou nada no mercado que correspondesse aos pré requisitos necessários para que a terapêutica dos cristais pudesse ser eficiente em acessórios, como por exemplo, não furar as pedras.


A marca preza por uma matéria prima o mais bruta possível, pois valoriza a energia que será transmitida pela peça. Além de rastrear a origem das pedras também tem fornecedores responsáveis para metais cordões.


Artesanal/ Matéria Prima Responsável/ Atemporal/ Transparência/ Logística Reversa


PROJETO SER ÂMICA - @projetoseramica



O projeto Ser Âmica realiza oficinas e vivências utilizando a cerâmica como recursos técnicos e criativos com adolescentes de Artur Alvim, zona leste da capital paulista. Os resultados dos trabalhos realizados nas oficinas são apresentados em exposições e feiras, onde as peças são vendidas e o valor revertido 100% a cada jovem autor da obra.


Compreende-se que alguns fatores podem auxiliar os jovens a se desenvolverem como cidadãos e reconhecerem a sua capacidade de pertencimento no mundo, o que proporcionará o fortalecimento no resgate da autoestima e do autoconhecimento, para levar naturalmente a uma contribuição positiva nas suas escolhas futuras.


O nome do projeto sintetiza exatamente isso: “Ser Âmica”. Através da cerâmica, cada adolescente poderá remodelar-se como um novo “Ser” e/ou moldar-ser em bases legitimadas e exitosas historicamente.


Social/ Artesanal/ Capacitação/ Local


BRISA SLOW FASHION - @brisa.slowfashion


Brisa é uma marca de alfaiataria slow fashion, focada no consumo consciente e no feito a mão. Trabalha com tecidos orgânicos, naturais e de baixo impacto ambiental. Os tingimentos são sempre feitos de forma natural e com técnicas manuais. Todo processo é feito em Porto Alegre/ RS.


O propósito da marca é conscientizar, através da sua comunicação, e vestir pessoas com moda justa e sustentável, através de uma cadeia de produção bem remunerada.


Produção local/ Compostável/ Matéria Prima Responsável/ Artesanal/ Transparência/ Orgânico/ Atemporal


APOENA BOLSAS - @apoenab


A Apoena é uma marca de bolsas artesanais feitas a partir da palha do butiá de Giruá, RS. Cada peça é exclusiva e feita de forma artesanal. Esse gênero de palmeira é tradicional do Sul do Brasil e fonte de economia para população.


Sua criação vem da vontade de oferecer uma alternativa de design de moda sustentável com consumo consciente, uma reconexão com a natureza e que, mesmo assim, tenha valor de moda em seus produtos. Desse modo, espera-se garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações, despertando o interesse das pessoas para novas possibilidades de consumo e conscientiza-las sobre a importância de tais atitudes para uma sociedade ética e sustentável.


Artesanal/ Atemporal/ Matéria Prima Responsável/ Local


ABOVE - @above_beachwear




Criada em Maio de 2016 pela estilista Camila Bragatto. Unindo mais de 15 anos de experiência na área de streewear, ela lançou sua própria caminhada em uma marca que busca valorizar a mulher e sua liberdade!


Na Above ela experimenta novas idéias como tingimento manual natural e ultrapassa os limites da moda praia trazendo um conceito urbano e moderno tanto nas modelagens como nas cores e estampas.


A Above nasceu sobre o desejo de valorizar a mulher real. É uma marca de Moda Praia atemporal produzida em série limitada, intimista visando o conforto. Porque toda mulher tem o direito de ser feliz da maneira que ela escolher, sem crises, sem complexo, sem paradigmas mas com muita atitude.


Matéria Prima Responsável/ Atemporal/ Local/ Mão de Obra Justa



SAPATO SEM NOME - @sapatosemnome

A marca produz sapatos incríveis de forma artesanal no interior do Rio Grande do Sul. A produção além de pequena utiliza como matéria prima tecidos que seriam descartados pela indústria, além disso estão sempre estudando como deixar a marca ainda mais sustentável.


Os sapatos por lá não tem nome pois seus idealizadores acreditam que a qualidade do produto e as pessoas que o fazem são mais importantes do que um logo.


Inovação/ Matéria Prima Responsável/ Artesanal/ Local


ORGANICOR - @organicor


A marca produz peças de movelaria em macramê para oferecer acolhimento para bebês. A Carol e o Ronaldo, idealizadores da marca, têm uma vida baseada na permacultura, buscando alternativas a considerar o meio-ambiente e o ser humano e aplicam essa prática também nos seus produtos.


Tudo por lá é feito a mão, com madeira certifica e fios orgânicos. Quando tingido optam pelo tingimento natural, deixando os mobiliários além de confortáveis também seguros para as crianças.


Artesanal/ Orgânico/ Matéria Prima Responsável/ Local


AURORA - @sigaaurora


O objetivo da marca é resgatar a beleza e a importância do trabalho manual a partir da utilização de insumos sustentáveis e possibilitar às mulheres da região a tomada de consciência sobre seus direitos sociais, a conquista pessoal de sua liberdade e independência econômica. Isso é feito valorizando o trabalho das artesãs e capacitando outras mulheres em situação de vulnerabilidade.


A matéria prima é lã natural e biodegradável, adquirida através do método de esquila australiano, que comprovadamente diminui o estresse do animal.


Artesanal/ Ancestral/ Social/ Matéria Prima Responsável/ Local


FAZENDA LILA - @fazendalila



Na fazenda são produzidas diversas variedades de frutas, legumes, leguminosas, laticínios e mel. Desde seu início a produção sempre foi orgânica e agroecológica, e atualmente segue sistema agroflorestal. Sempre houve respeito com a terra, nascentes, animais e todas as pessoas envolvidas na produção.


O trabalho por lá é muito mais do que uma geléia ou um doce. Os produtos orgânicos

representam nossa luta diária pela proteção ambiental da serra da Mantiqueira e pela cultura rural e sua comunidade. Por trás dos produtos existe impacto social positivo, proteção aos animais e muito reflorestamento (foram mais de 35.000 mudas de árvores nativas plantadas na fazenda).


Orgânico/ Sem Crueldade/ Artesanal/ Matéria Prima Responsável/ Local



MANUÍ - @manuibrasil


A marca Manuí Brasil, de Juliana Bastos, produz suas peças através do conceito

slow fashion, praticando uma moda consciente e sustentável. Através do tingimento natural feito com corantes vegetais, extraídos de cascas, sementes, flores e folhas. O processo de estamparia é feito manualmente, fazendo com que cada peça seja única.


Manuí propõe uma experiência transmitir a brasilidade através do vestir.


Artesenal/ Matéria Prima Responsável/ Controle de Resíduos/ Atemporal




E ai, já sabe qual é a sua preferida? O resultado oficial será no dia 14/12 durante o FESTIVAL JARDIM SECRETO!


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