• Equipe Jardim Secreto

5 anos de FEIRA JARDIM SECRETO


E lá se foram 5 anos! Quantas histórias e momentos colecionamos nesse período cheio de transformação. Da vontade de viver uma cidade mais humana, mais acessível, mais criativa, nasceu o projeto JARDIM SECRETO, em busca de jardins escondidos pela cidade.

#29 edição da Feira Jardim Secreto

#28 edição da Feira Jardim Secreto


A Feira Jardim Secreto se consolidou como umas das feiras de pequenos produtores mais queridas de São Paulo. Há 5 anos reúne produtores independentes valorizando o trabalho manual, a economia criativa, o consumo consciente e a produção local. Desde 2013 se diferencia pela curadoria que evidencia a diversidade dos trabalhos feitos à mão contemporâneos.


As primeiras edições aconteceram em pequenos quintais e jardins da casa de amigos, de estudios de design e com no máximo 20 expositores. Mas além da feirinha, sempre existiu no Jardim atividades como oficinas e debates! Na primeira edição, há exatamente 5 anos atrás hoje, rolou oficina de colagem em meio a plantas e muitas pessoas queridas.




Com o tempo, fomos conhecendo organicamente projetos e artistas que faziam a maior parte da produção à mão, em casa, artesanalmente mas de uma forma nova. Misturando referências de design contemporâneo com técnicas tradicionais de criação.

Foi então, que em 2014 a Feira ganhou mais foco da nossa curadoria, e começou a se destacar por isso.

Os projetos não paravam de aparecer, e no ano seguinte finalmente conseguimos realizar em um dos lugares dos sonhos, o Museu da Imagem e do Som. Lá cabiam até 50 projetos, um salto e tanto para a feira! De uma edição para outra, o público aumentou de 300 pessoas para 2500! Foi um momento muito marcante para o projeto e para nós, fundadoras, entendermos o lugar que estávamos, o que estávamos criando, e a grande necessidade desse tipo de iniciativa fomentadora do feito à mão com um novo olhar!

Essa edição no MIS foi linda! Em pleno carnaval de 2015, o patio do MIS ficou assim:





Fortalecemos ainda mais os laços que havíamos começado a firmar com os parceiros que fomos conhecendo. E a sensação de que a feira unia as pessoas, criava novas amizades e novas oportunidades só crescia. A energia boa estava por toda a parte, e a vontade de produzir, de criar borbulhava a cada nova edição!









No final do dia, todo mundo já se sentia parte de uma nova familia, e a gente lembra ainda hoje das reações de satisfação, abraços apertados no fim da feira com agradecimento e expressão de surpresa. Que coisa maravilhosa fizemos juntos!


Mas ao final de 2015, já se via que o patio acolhedor do MIS já era pequeno para abrigar tantas ideias que não paravam de surgir. Foi então que aceitamos o convite do Bruno Bocchese que sugeriu de fazermos a feira junto do seu festival 'Garageira'. O local seria uma praça do Bixiga, que a principio caberia uns 80 expositores. Mas no mesmo dia nos recordamos de que praça se falava, aquela que eu (Claudia) passava para ir para o trabalho quando o Jardim nem existia, me lembrava bem, cabiam mais de 100! rs


Na segunda edição, já arriscamos convidar 200 expositores, medimos a Praça Dom Orione todinha à mão, com fita métrica mesmo, e deu certo!

Foi tão lindo! Cabia todo mundo! Cabia todo mundo que não cabia mais na fila de espera do nosso email, vieram as crianças, as familias, os casais, os amigos, os clientes e parceiros das marcas, os organizadores de novas feiras que já estavam começando a acontecer na cidade também, outros curadores de festivais, possiveis patrocinadores, artistas, atores, músicos, cabia todo mundo!



















Um público totalmente diverso, que só cresce, em busca de consumir de forma mais consciente, e de viver mais a cidade onde mora.

Todos os expositores sabem que dia de Jardim Secreto é dia de sol, de amigos, de bons negócios, dia de celebrar a produção local!



O crescimento da Feira Jardim Secreto foi orgânico, com a parceria de seus expositores e outros parceiros que foram surgindo nesse trajeto. Como nosso querido Eduardo Martinelli, morador do bairro e agitador de iniciativas culturais como o festival Escadaria do Jazz.


Gostaríamos de citar aqui todos os nomes das pessoas que foram essenciais nesse caminho cheio de realizações e alegrias, mas com certeza não vamos lembrar de todo mundo!

Fica nosso muito obrigada então à toda a equipe do dia Feira, em especial à Priscila, Fabio e Danilo, que acompanham o pré, o durante e o pós evento com muito gás e comprometimento! Obrigada expositores pela confiança, em especial à todos os residentes da Casa e da Feira que estão lado a lado conosco, agora também fazendo parte do Coletivo JS, onde estamos aprendendo a trabalhar cada vez mais de forma coletiva! Obrigada Leda, Livia e Robin por acreditarem com a gente na Casa Jardim Secreto, obrigada à todos que apoiaram nosso financiamento coletivo, obrigada Nestor, Mirú, Karen e Jéssica por ilustrarem em nossas paredes o que esse lugar tão especial representa para nós. Obrigada à todos que nos visitam, os amigos e os novos amigos, obrigada pela paciência com a nossa falta de tempo, e por não desistirem nunca de nos incentivar!




final da #4 edição da Feira Jardim Secreto

#29 edição da Feira Jardim Secreto, e o sorriso continua <3

São muitas as coisas que gostaríamos de mudar em nossa cidade, mas só de rever essas imagens mais uma vez, receber ainda hoje os abraços no final do dia em agradecimento, sabemos que a missão foi comprida!


obrigada por acompanhar nossa história e junto dela a história de tanta gente que acredita no poder do movimento manual!


Claudia e Gladys



2 comentários

© 2018 CRIADO E DESENVOLVIDO POR STEHANTONOFF

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram