• Equipe Jardim Secreto

2 anos de Casa Jardim Secreto





Nessa semana, dia 22/07 completamos dois anos de Casa Jardim Secreto, dois anos de muitos aprendizados e experiências inesquecíveis.

Desde que o projeto Jardim Secreto nasceu, em 2013, nossos principais sonhos eram: fomentar o trabalho de artesãos e artistas independentes, propor uma experiência de convívio mais humana na cidade, buscar por respiros verdes e fortalecer iniciativas transformadoras.

Depois de alguns anos com a Feira crescendo (e crescendo sem parar) decidimos dar um passo, talvez um pouco maior que nossas pernas, mas fizemos mesmo assim. Inauguramos a Casa JS por meio de um financiamento coletivo, e propomos que ela se tornasse o ponto de encontro dessa rede que estávamos construindo. Acreditamos desde o inicio dessa jornada que o poder do coletivo é algo imbatível, para qualquer iniciativa ou ideia que se proponha.

Começamos cheias de sonhos, mas também com muitos medos e incertezas, por isso unimos todo mês desde a abertura, nossa rede de residentes para nos encontrar e conversar sobre o movimento, sobre as possibilidades de futuro e de transformação.



Percebemos com o tempo que a utopia de juntar pessoas em prol de um objetivo em comum ainda era mesmo uma utopia. E que antes disso se tornar real, era necessário ultrapassar ainda algumas barreiras e etapas. A principal delas que pudemos identificar foi: a necessidade de sobreviver. A necessidade básica que todos temos em comum em um sistema capitalista. Não ter o direito ao básico como: alimentação, segurança e abrigo, é o que move à todos em focar na sobrevivência.

Por conta disso, se constrói a necessidade de concorrer, disputar, se destacar, necessidades que sufocam as possibilidades de união, de troca, de apoio mutuo e de crescimento horizontal.

Está claro, que ainda existem portanto muitas etapas fora do nosso alcance, para se modificar algo tão estruturado.



Dentro das nossas condições, queremos propor a forma mais justa e humana possível de fomentar iniciativas e projetos, que se sustentam por meio do comércio. Primeiro passo foi e é fortalecer a produção local, nacional, de matéria prima da nossa terra, que exista em abundância e que não comprometa o meio ambiente. A possibilidade infinita que esse projeto nos proporciona de conhecer novas ideias, pessoas e soluções, nos leva para frente, para o futuro, acreditando que existem sempre pessoas trabalhando, pesquisando e testando novas formas de realizar o que se entendia como já estabelecido.

Co-criar com nossa rede nos proporciona ainda mais profundidade na produção local que se eleva, e que se estrutura cada vez mais. É assim que a Casa Jardim Secreto sobrevive, assim como todos os outros desdobramentos do JS.




Hoje, depois de quase 6 anos, nossa principal preocupação é manter nossa essência. Não deixar nos levar pelo mercado, tendências, ou pura necessidade comercial. Manter nossos posicionamentos como base e mostrar a importância de remodelar formatos de negócio, possíveis, que existem, que duram, que sobrevivem.

Realizar tudo isso num sistema que te empurra para se adequar ao que já existe e já funciona de outra forma não é simples, ainda mais sendo mulher.

Sendo mulher, você é desacreditada muitas vezes, por você mesma e em outros momentos pela sociedade. As vezes de forma sutil e subjetiva, as vezes de forma bem clara e opressora.

Um dos aprendizados mais importantes dessa nossa trajetória foi descobrir nossa potência em realizar e nos fortalecer nela para nunca desanimar.




Como naturalmente tudo no projeto conta uma história, na Casa JS com seus mais de 50 residentes que possuem trajetórias diferentes, nossa fachada ilustrada também tem seu motivo de existir!

A cada ano completo de vida, convidamos uma nova artista para destacar algum tema de nossa escolha. 
Neste ano, convidamos a artista Priscila Barbosa para ilustrar um tanto da grandeza e beleza da rica biodiversidade brasileira. 2019 tem sido um ano desafiador para quem já entende a urgência de preservar o meio. Uma preocupação que deveria vir de cima, e não vem na proporção necessária.



Seguimos por aqui, propondo formas de reinventar antigos formatos, num trabalho de formiguinha constante. Esperamos que esses primeiros anos de Casa Jardim Secreto tragam inspiração para outras pessoas fomentarem unidas o mesmo movimento.


Claudia e Gladys

© 2018 CRIADO E DESENVOLVIDO POR STEHANTONOFF

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone