LICA

Lica é um projeto de co-criação, unimos duas expressões que nos identificamos e desenvolvemos uma série de fotos bordadas.
São mais de 40 fotografias bordadas.
Em sua maioria, analógicas de 35mm, fotografadas pelo Kaio, portanto as cores, granulações e texturas são muito mais sólidas e charmosas do que as fotos digitais, fora a expectativa de ver como ficou a foto, esperar para revelar e ter aquela surpresa boa de ver a foto finalmente. Saber esperar e respeitar o tempo, consideramos esse processo importante, ainda mais nos dias de hoje em que tudo é instantâneo e efêmero, precisamos resistir e ter calma.
Os bordados em formas geométricas são feitos de forma manual por mim, Lena. O desenho dialoga com a foto, é como se a forma pertencesse a paisagem, como se ela sempre estivesse lá,
É um convite à imaginação, ampliar as possibilidades visuais, brincar com a percepção de forma lúdica.
Valorizamos o processo, não somente o resultado final, por se tratar de uma viagem muito significativa pra nós, damos importância a pausa, o intervalo, a observação e o respeito ao tempo, isso vale tanto na foto quanto no bordado.
“A ação humana sobre o mundo deve ser tão sutil que não impeça a verdadeira natureza das coisas de se revelar”, por isso o trabalho final é delicado, onde os elementos se fundem e valorizam a natureza. Percebemos beleza e elegância em tudo que é tocado pelo carinho do tempo.
É uma tentativa de resgatar o espaço-tempo e focar no intrínseco.
Foto bordada Lágrima
Foto bordada Menina
Foto bordada Copan Cubo
Clique na foto para ver mais sobre os produtos
Apesar de serem formas geométricas e as linhas serem precisas, nem sempre são simétricas e perfeitas, justamente porque o trabalho é feito a mão, é humano, e também sujeito a imperfeições.
Precisamos aceitar a assimetria, a simplicidade, a imperfeição, a fragilidade, o inevitável e a realidade. Elas fazem parte do nosso ser e da nossa alma e residem nos detalhes discretos e na sutileza.
A grandeza está nos detalhes despercebidos, é a beleza da imperfeição escondida bem na frente dos nossos olhos.
Kaio Bastos e Lena Amano, somos uma dupla na criação e na vida. Há tempos, falávamos em juntar as nossas expertises, e finalmente materializamos a nossa ideia e criamos esse projeto de fotos bordadas.
O Kaio trabalha como fotógrafo há 10 anos, hoje ele é autônomo e atende seus clientes da área da moda e e-commerce. Desde cedo, ele tem essa relação com a fotografia, de poder usar a imaginação aliada a técnica, carregar emoções e tornar a imagem, uma memória cheia de afetos, histórias e significados.
Eu sou a Lena, sou designer freelancer, trabalho com projetos sociais relacionado à costura e economia solidária, e desde sempre me identifico muito com o trabalho feito a mão, fico feliz de fortalecer esse movimento. Significa muito para mim, dedicar tempo e carinho através do bordado, que é um exercício minucioso que exige cuidado e paciência.
Queríamos um nome significativo para nós, escolhemos Lica porque era o apelido da avó do Kaio e também o nome da bonequinha de infância da Lena, portanto o nome desse projeto tem um valor afetivo muito grande pra nós dois.